segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Diga Xis! - O que fazer para contratar o fotógrafo para o seu Evento!


Contratar um fotógrafo para um evento não é tarefa fácil, tudo depende do orçamento, gostos pessoais, e o tipo de empatia que sentiremos com o trabalho do dele (a).
O fotógrafo estará com você durante o evento todo, por isso selecionar um fotógrafo com o qual se identifique e se sinta à vontade é fundamental.
O objetivo da fotografia  é nos ajudar a lembrar de toques, sentimentos, momentos especiais ou seja, todos os detalhes do evento.

Escolher o estilo.:
Antes de qualquer tipo de decisão relativa à fotografia  determinar qual o modelo de trabalho que mais lhe convém. Sempre ouço (genericamente) que existem três tipos de fotografia, sendo cada fotógrafo mais, ou menos especializado num dos tipos:
Os fotógrafos tradicionais, os fotógrafos especialistas em fotojornalismo e os que misturam ambos os estilos.
Se você gosta de fotografias com movimento, mais espontâneas, então o fotógrafo mais indicado é um fotojornalista; se preferem o fotografia com mais pose e menos espontâneo, então o seu fotógrafo será o tradicional. Se preferem uma mistura dos dois, pois então devem tentar encontrar um fotógrafo que faça a mistura.

Façam o trabalho de casa.:
Vejam os portfólios colocados nos sites e deem uma vista de olhos a revistas do setor para determinarem o estilo que melhor lhe agrada. Considere também pedir sugestões a fornecedores, tais como o assessora/ cerimonialista, o local da recepção, entre outros. Depois de se sentirem confiantes com o que desejam, marquem reuniões com pelo menos 5 ou 6 fotógrafos diferentes, cujo trabalho tenha lhe agrado mais.

Candidatos todos ao mesmo nível.:
Reveja o portfólio de cada fotógrafo com olhos de águia, e não tenham medo de pedir imagens adicionais. Requisite um álbum completo de pelo menos um evento do perfil do seu ( casamento, lançamento de produto, formatura,etc) – desta maneira conseguirá fazer um juízo melhor do trabalho geral do fotógrafo e não só de imagens selecionadas por ele.
Durante a entrevista não se esqueça por exemplo que um casamento é longo, um dia emocionalmente intenso, e a maneira como cada fotógrafo trabalha varia tanto como o tipo de estética usada nas suas fotografias. Selecione alguém cujo temperamento seja compatível com o seu – afinal será seu “companheiro” durante boa parte do evento né.

Subcontratação do fotógrafo.:
Confirme se vai ser o próprio fotógrafo a fazer as fotografias, ou se irá subcontratar um outro para o mesmo efeito; a sensibilidade de cada pessoa varia de acordo com a sua personalidade, e embora lhe possam garantir que as fotografias serão do mesmo gênero, a verdade é que o trabalho de um artista nunca é igual ao outro, por muito que usem as mesmas técnicas e contextos.
Saiba também se no caso de o fotógrafo principal não poder comparecer por qualquer razão, quem o irá substituir, e peçam para conhecer essa pessoa e o seu trabalho.

Atenção ao contrato.:
Logo que encontrem alguém que caiba em seu orçamento, cujo trabalho tenha te encantado, e sintam uma empatia de espírito, não tenham medo e dê o passo final. Os bons fotógrafos tendem a ter a agenda cheia cedo. Antes de assinarem no fundo da folha, leiam tudo com muita atenção – levem o contrato para casa, e de preferência deem-no a um advogado para dar uma vista de olhos. Ainda que isto não seja obrigatório, é aconselhável que o contrato tenha mencionado pontos fundamentais como: data do casamento, a quantidade de horas que o fotógrafo e seus ajudantes irão trabalhar, os custos das horas extraordinárias, o preço, a política de cancelamento do contrato, tipo de fotografias, tipo de álbum, e quantidade de fotografias. O contrato deverá também mencionar os direitos de utilização das imagens – caso o fotógrafo seja dono dos direitos das imagens, saibam quanto tempo irá manter essas imagens.

Ao que tem direito.:
Quanto ao valor a pagar ao fotógrafo, este deve de ser explicado em detalhe pois os serviços variam muito. Alguns fotógrafos cobram um valor base, que inclui tudo, desde o tempo, produtos, até ao álbum final. Outros fotógrafos cobram à hora, e as impressões das fotografias são cobradas à parte. Tenham sempre muita atenção a este tipo de detalhe – o que parece barato pode tornar-se muito mais caro no final.
Se pretende marcar o fotógrafo com muita antecedência, tenham a certeza que ele irá fazer o preço acordado nessa altura, e não o atualizar de acordo com o passar do tempo.

Pacotes.:
Muitos fotógrafos aconselham a escolher um pacote que inclui um certo número limitado de fotografias. Muitas vezes esta solução não é a melhor - se for usada película para fazer as imagens – um fotógrafo que esteja preocupado com a quantidade de fotografias que irá tirar, não prestará a atenção necessária ao que se está a passar à volta dele.

Traje.:
Não se esqueçam de perguntar como é que o fotógrafo irá vestido para o evento – a figura do  fotógrafo é a de um convidado invisível, para conseguir as fotografias mais espontâneas e naturais.

Informações.: Com Amigos Fotógrafos.